John Henry Newman como Doutor da Igreja: Uma análise à luz da fé católica tradicional

Juliano de Henrique Mello By Juliano de Henrique Mello 1 de agosto de 2025

Introdução

Ontem, 31 de julho de 2025, o Papa Leão XIV anunciou que proclamará John Henry Newman como Doutor da Igreja. Mas será que isso faz sentido à luz da doutrina tradicional da Igreja Católica? Podemos realmente considerar Newman um mestre seguro da fé, digno desse título?

A resposta, à luz da Tradição, é não.

O que significa ser Doutor da Igreja?

A Igreja, ao declarar alguém “Doutor”, propõe esse autor como modelo universal de doutrina e de santidade de vida, cujos ensinamentos são seguros, ortodoxos e proveitosos para todos os tempos.

É o mais alto reconhecimento teológico que se pode dar a um autor.

Ou seja: um Doutor da Igreja não é apenas um santo inteligente, mas um guia seguro da fé católica. Por isso, todos os Doutores tradicionais — como Santo Tomás de Aquino, Santo Agostinho ou São João Crisóstomo — defendem a imutabilidade da doutrina e combatem os erros do seu tempo com clareza e precisão.

Quem foi John Henry Newman?

Newman foi um sacerdote anglicano inglês que se converteu ao catolicismo em 1845, tornando-se mais tarde cardeal. Era um homem culto, de vida digna, e com grande influência na vida intelectual inglesa. Sua fama veio principalmente por sua obra intitulada “Ensaio sobre o Desenvolvimento da Doutrina Cristã”, na qual ele propõe que a doutrina da Igreja se desenvolve com o tempo, como uma semente que cresce e se transforma.

A questão é: essa ideia está em consonância com a Tradição da Igreja?

A teoria do “desenvolvimento da doutrina”

A grande preocupação com Newman é sua ideia central, segundo a qual a doutrina da Igreja não é simplesmente conservada, mas evolui historicamente. Ele admite que certas doutrinas não são encontradas nos primeiros séculos do catolicismo, mas que aparecem depois como frutos de um desenvolvimento interno e legítimo.

À primeira vista, isso pode soar como uma forma de explicar o aprofundamento da compreensão dos dogmas. Mas, na prática, essa teoria foi usada para justificar inovações doutrinárias, como:

  • Liberdade religiosa (Vaticano II),
  • Colegialidade episcopal,
  • Ecumenismo indiferentista,
  • Mudanças na doutrina moral e litúrgica.

Ou seja, o pensamento de Newman serviu como fundamento teórico para o modernismo: a heresia que ensina que a fé deve se adaptar ao mundo moderno, como se fosse um organismo em constante mutação.

O juízo dos papas tradicionais

Nenhum dos papas pré-conciliares quis declarar Newman como Doutor. Mesmo Leão XIII, que o fez cardeal, nunca endossou sua teoria do desenvolvimento. Muito pelo contrário: papas como São Pio X (Pascendi Dominici Gregis, 1907) e Pio XII (Humani Generis, 1950) condenaram com clareza a ideia de evolução dogmática, que é o núcleo da doutrina de Newman.

Se Newman fosse proclamado Doutor da Igreja, isso equivaleria a dar selo oficial à teoria que os papas combateram por décadas como infiltração modernista.

A intenção por trás do gesto

A canonização de Newman por Francisco em 2019 já foi interpretada por muitos como um gesto simbólico: o de exaltar, sob capa de ortodoxia, um pensador que abriu caminho para o Vaticano II.

Agora, sua possível proclamação como Doutor da Igreja é um novo passo na legitimação do modernismo, com aparência tradicional, como se se dissesse: “A doutrina muda sim — mas de forma legítima. E Newman é o santo patrono dessa mudança.”

Isso subverte o sentido do magistério, que deve guardar o depósito da fé, e não permitir que ele seja remodelado por teorias filosóficas modernas.

Conclusão: um gesto simbólico — e gravemente problemático

John Henry Newman não foi um herege público, nem um homem perverso. Foi sincero, estudioso, e talvez não tenha previsto até onde suas ideias levariam. Mas a verdade é que sua teoria teológica — o tal “desenvolvimento da doutrina” — é perigosa, ambígua e incompatível com a Tradição católica.

Proclamar Newman como Doutor da Igreja seria distorcer o sentido do doutoramento, colocando como mestre da fé alguém cuja obra prepara o terreno para os erros do Vaticano II.

Por isso, à luz da fé católica tradicional, essa proclamação é não apenas um erro prudencial, mas um sinal da crise que atinge o magistério moderno: uma crise de clareza, de fidelidade e de amor pela verdade imutável de Deus.

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