A Verdadeira Caridade e as Obras de Misericórdia

O texto abaixo é a transcrição do sermão proferido pelo Rev. Pe. Wander de Jesus Maia, na Associação Cultural Cor Mariae Dulcissimum, em São Paulo/SP, em 10/03/2025.
Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.
Para que não haja nenhum tipo de equívoco ou distorção da doutrina revelada por nosso Salvador aqui no Evangelho, Nosso Senhor está falando de um patrimônio penitencial imenso, que são as obras de misericórdia corporais.
Qual é a finalidade das obras de misericórdia corporais? É praticar a justiça e a caridade imperativa, temporal, mas com toda a sua raiz, com toda a sua vinculação na eternidade, segundo o Espírito de Deus, que nos move a nos desprendermos, para que então socorramos, segundo as disposições dadas pelo Senhor, aqueles que nos são dados a socorrer.
Por que, no apogeu da Cristandade, explodiram-se hospitais para todo lado, educandários para todo lado, dividindo-se tudo por todo lado? Porque aquela gente tinha o fogo de Deus em suas almas. E a civilização que nos cerca é um extintor de hidrogênio em tempo permanente aberto, fazendo esfriar a nossa vida sobrenatural. Então, claro, o que resulta de socorro temporal é filantropia barata e distorcida como forma de propaganda do que ideologicamente se quer impor, seja de qualquer falsa doutrina religiosa ou temporal. No máximo das coisas, uma espécie de auto-comiseração ou confortamento da própria consciência.
Nosso Senhor sempre vai acentuar: porque somos d’Ele. É pela glória d’Ele. É Ele que tudo faz, que em tudo morre. Então, precisamos cuidar das obras de misericórdia temporais urgentemente. Essa é a marca talvez mais pujante de uma cristandade que era adorativa, penitencial e adversária desse mundo: estavam desprendidos, então poderiam fazer bem tudo o que deveriam fazer. Meus filhos, as obras apostólicas de misericórdia material superabundavam.
Que Nossa Rainha Santíssima nos guarde.
Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado.